Postagens

Mostrando postagens de março, 2009

A impotância da transmissão oral

Imagem
Em muitas regiões do mundo há ainda pessoas que não sabem ler e escrever , a tradição oral torna-se a principal fonte de comunicação. Mesmo conhecendo a escrita, muitas fontes: históricas, culturais e literárias antigas ou contemporâneas são transmitidas por meio da oralidade. Portanto é importante voltar a destacar o valor da voz, uma vez que toda comunidade possua suas tradições orais constituídas por conceitos relacionados a atitudes mediante a vida como, comportamento, ideias, desejos e assim sucessivamente, podemos dizer que a comunicação oral nos leva à nossas raízes e nos permiti relacionarmos em sociedade.

O Homem, a oralidade e a cultura

Imagem
O homem se caracteriza não apenas por sua aparência física, se caracteriza também por sua herança social, cultural sendo que a cultura é constituida por idéias hábitos e valores que herdamos no decorrer da vida. A cultura oral não possue textos, pois ela reúne o matérial o organiza para fins de recordações, essas culturas usam histórias das ações humanas e por meio dessas comunicam boa parte do que sabem. As culturas orais atualmente valorizam suas tradições e sentem-se angustiados quando se fala da perda dessa tradição, portanto a oralidade não deve ser desprezada, ela é capaz de produzir inúmeras criações trabalhando o imagianário ou remetendo as recordações ou experiências vividas.

Viva e deixe viver

Localizada em São Paulo a Ong viva e deixe viver desenvolve um trabalho reconhecido na arte de contar histórias, seu pricipal foco: trazem momentos agradáveis a crianças que estão em leitos de hospitais, mostrarque avida pode ser diferente. Trabalho digno de louvor, afinal imaginação pe preciso ate nessas horas... Quer conhecer mais, visitte o site da organização, você encontra dicas e infomrações de como ser um parceiro. Uma ótima dica para quem estava procurando o que fazer na vida e não sabia como. http://www.vivaedeixeviver.org.br/

Sejam bem-vindos!

Imagem
Olá sejam bem-vindos ao vivendo uma história. Aqui você conhece e aprende sobre a singela arte de contar histórias. Entre e se emocione, comparti-lhe suas histórias e deixe a imaginação te levar.