Em Hospitais

Os contadores de histórias que praticam o ofício em hospitais, tem um objetivo diferente dos contadores educacionais. Primeiramente tem como missão promover entretenimento para crianças hospitalizadas, visando transformar a internação hospitalar de crianças e adolescentes em um momento mais alegre e agradável; em segundo lugar há um compromisso do contador de histórias de jamais mentir à criança, mesmo que a pergunta seja se a criança ira morrer amanhã, ou depois, colocando o narrador em situações difíceis. Como promovente da alegria, ele deve contornar a situação de forma que a criança entenda que naquele momento esta viva e pode se alegrar.
Os contadores são na maioria voluntários, que através de Organização não Governamental devem ser certificados por um curso de formadores de contação de história, que inclui desde aulas de contação até acompanhamento psiquiátrico e por fim ter a autorização do hospital alvo, para um dia na semana com data e horários pré determinados visitar os hospitalizados e produzir entretenimento e contar histórias.
Esta é uma forma de humanizar as crianças, que muitas vezes não podem dizer não a nada que os cerca: medicação, exames, tristeza, ausência de familiares e ao ver um contador de histórias, pode se alegrar e usufruir do seu prazer, ou dizer “Não” àquele voluntário, expressando assim sua única oportunidade de se negar a algo que não quer. Desta forma o voluntário não insiste em contar a história, não questiona e não procura falar com o seu acompanhante; Ele tem o dever de aceitar o “não” da criança e se retirar do quarto. Posteriormente, caso necessário, pode falar com um assistente social, médico ou psicólogo e obter mais informações sobre este paciente.

Comentários

  1. Pelo amor de Deus, o que são estas exclamações em diversas matérias? Isto não é linguagem coloquial, e não se usa exclamação em jornalismo. Quantas matérias vocês já leram no jornal com exclamação? Por favor, tirem de todas.

    abs

    Nicolau

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Forest Gump

Contemos uma história

Características dos Contadores de História